UOL anuncia os vencedores do Prêmio Top of Mind Internet


O UOL, em parceria com o Datafolha, realizou hoje a entrega do terceiro Prêmio Top of Mind Internet, iniciativa que reconhece as marcas mais lembradas pelos consumidores da web em 25 categorias.

Os vencedores foram apontados a partir de pesquisa realizada em seis capitais brasileiras - São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Brasília. Foram ouvidas 2.048 pessoas, com 14 anos ou mais e que acessam a internet pelo menos três vezes por semana.

Os entrevistados tiveram de responder qual marca vem em primeiro lugar à sua mente em cada uma das categorias pesquisadas.

"O interesse pela publicidade online vem crescendo ano a ano. Por isso a importância do Top of Mind Internet, servir como principal referência para empresas e agências do retorno obtido com suas estratégias de comunicação na web", destaca Enor Paiano, Diretor de Publicidade do UOL.

Segundo o executivo, os resultados da pesquisa servem também de subsídio para enriquecer a análise sobre o posicionamento da marca em relação à concorrência e a performance junto a segmentos específicos - como uma região do país ou uma certa faixa etária - informações estratégicas para o planejamento de uma estratégia digital.

A margem de erro da pesquisa, para o total da amostra, é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Quando ocorreu empate entre duas empresas, o awareness - soma dos percentuais daqueles que se lembram da marca em primeiro lugar com as demais marcas lembradas, independentemente da ordem de lembrança - foi usado como critério para definir o vencedor.

Conheça os vencedores das categorias:

- DVD Player → LG

- TV → LG

- Câmera Digital → Sony

- Refrigerador → Brastemp

- Computador e Notebook → Dell e LG

- Acessórios de Informática → Não houve vencedor *

- Operadora de Telefonia Celular → Vivo e OI

- Aparelho de Telefone Celular → Nokia

- Banco → Itaú

- Cartão de Crédito → Visa

- Cerveja → Skol

- Refrigerante → Coca-Cola

- Lanchonete → McDonald's

- Cia. Aérea → GOL

- Automóvel → Volkswagen e Fiat

- TV por Assinatura → NET

- Serviço Público → Não houve vencedor *

- E-Commerce → Americanas.com

- Higiene Pessoal → Não houve vencedor *

- Produtos de Beleza → Natura

- Artigo Esportivo → Nike

- Plano de Saúde → Unimed

Categorias Especiais:

- Top Teen → McDonald's

- Feminino → Natura

- Heavy User → NET

* Nas categorias onde não houve vencedor, nenhuma empresa alcançou expressivo destaque em relação aos demais concorrentes