Calculadora de calorias é destaque do novo canal Dieta e Boa Forma


Boa parte dos especialistas em nutrição e endocrinologia recomendam a prática de um diário alimentar a quem quer emagrecer, ou melhorar a qualidade da alimentação. O motivo é simples: escrever tudo o que se consome ajuda a ter consciência dos deslizes nas refeições. Além disso, muitas dietas envolvem a contagem de calorias, por isso o UOL Ciência e Saúde decidiu lançar uma ferramenta que ajuda o usuário nessa tarefa.


A nova calculadora de calorias mostra, antes de mais nada, qual a necessidade de consumo calórico do internauta, com base nos dados preenchidos (altura, peso, idade, sexo e nível de atividade). Quem quer ganhar peso, deve consumir pelo menos 200 calorias a mais por dia. Já quem precisa emagrecer deve cortar o consumo de, no mínimo, 200 calorias, segundo os especialistas. Vale lembrar que é recomendável sempre consultar um especialista antes de iniciar uma dieta.


O segundo passo de quem usa a ferramenta é escrever o item consumido na planilha (o sistema de busca oferece uma lista de opções a partir do termo digitado) e selecionar a quantidade. A calculadora soma automaticamente as calorias de cada refeição e mostra o saldo do dia. Se quiser, o internauta pode fazer um "print screen" e levar seu diário para a análise de um profissional de saúde.


A ferramenta é um dos destaques da nova home de Dieta e Boa Forma, que inclui a editoria antes hospedada em UOL Estilo. Além das notícias mais quentes e relevantes sobre nutrição, emagrecimento e atividade física, a página inclui um combo com links para álbuns de exercícios, artigos de especialistas e testes. Outros destaques são a tabela de calorias, que foi ampliada e atualizada, e um combo com prós e contras das dietas mais populares.


A home também conta com novos blogs: NutritipsTreinamento Físico, Daniela Jobst  e Comer Sem Culpa.


Novidades no menu


Desde o início de fevereiro com novo layout, o UOL Ciência e Saúde também apresenta novidades no menu. A atual home de Bem-Estar agora engloba novidades não só sobre qualidade de vida, mas também sobre psicologia, psiquiatria e neurociências (conteúdo que fazia parte de Cérebro e Psique), além de um bloco de busca para terapias complementares, conteúdo bastante acessado pelos internautas.


A nova home Sexualidade inclui, além dos vídeos, entrevistas e posts do Dr. Jairo Bouer, artigos e pesquisas sobre o tema, além de reportagens e um banco de consulta sobre saúde sexual.


A antiga home de Medicina agora chama-se Saúde de A a Z e apresenta, além de notícias e banco de dados sobre sintomas e doenças, bloco de busca por especialidades, lista de medicamentos genéricos e dicionário de termos médicos. A nova home integra o conteúdo das antigas páginas Mulher, Homem e Odontologia, para o que facilita a navegação.


Os canais Meio Ambiente, Ciência e Gravidez e Bebês seguem com a mesma proposta, mas agora com novo tratamento gráfico, que facilita o acesso ao vasto conteúdo produzido pela equipe do UOL e pelos sites parceiros.


Também fazem parte do menu, a partir de agora, o índice de infográficos produzidos pela estação e uma lista com calculadoras variadas, como as de risco cardíaco e de peso na gravidez, ferramentas de grande utilidade para quem se preocupa com a saúde.