UOL completa 14 anos: empresa inaugura o mais moderno data center do país


O UOL completa nesta quarta-feira 14 anos de existência como a principal referência da Internet brasileira em jornalismo, conteúdo e serviços. Na mesma semana, inaugura oficialmente o mais moderno data center do país para atender sua constante necessidade de crescimento.

O UOL teve papel fundamental na expansão da internet no Brasil, provendo acesso de norte a sul do país desde 1996. Hoje, mais de 83% do seu público já navega em banda larga. A faixa horária de maior audiência se estende das 8h às 21h. A página mais lida da internet brasileira é a home page do UOL, que apenas em março recebeu mais de 14,5 milhões de visitantes únicos, segundo o Ibope Nielsen. Como o instituto mede apenas o acesso domiciliar e de locais de trabalho, o acesso à internet de locais públicos, como instituições de ensino, lan houses e cybercafés, não está incluído nesse número.

Pioneiro na internet brasileira, o UOL é, ainda segundo dados do Ibope Nielsen, o portal brasileiro líder em audiência, com público superior a 27,8 milhões de visitantes únicos e mais de 4,326 bilhões de páginas vistas por mês (painel Home & Work, março de 2010). Isto significa que a cada 10 pessoas que usam a internet no Brasil, ao menos 7 entram no UOL. São 42 estações temáticas e mais de 1.000 canais de notícias, informação, entretenimento e serviços, disponibilizando o mais extenso e diversificado conteúdo em língua portuguesa do mundo.

O cuidado com o conteúdo distribuído pode ser visto na criação de sites especiais para acompanhamento de assuntos de interesse publico, como, mais recentemente, os especiais de Copa do Mundo e Eleições 2010. E o papel de inovação fez com que o UOL desenvolvesse novos canais de distribuição, foi pioneiro na transmissão de vídeos ao vivo e on demand pela internet -a TV UOL foi lançada em 1997-, e abraçou desde logo a distribuição de notícias e serviços via aparelhos móveis, como celular, smartphones e iPhone, além de redes sociais como o Twitter e o Facebook. O iPad, recém-lançado pela Apple nos Estados Unidos, já começou a aparecer entre os aparelhos que acessam o UOL regularmente.

Além disso, as ferramentas de interação ajudaram a ampliar a penetração do meio nas diversas camadas da sociedade, como o Bate-papo UOL, por exemplo, que entrou em atividade em 1996 e hoje recebe em suas milhares de salas um média de 700 mil pessoas todos os dias, segundo dados internos.

A experiência do internauta sempre foi foco de cuidadosa atenção do UOL, o que se refletiu no lançamento pioneiro de recursos para garantir seu conforto. Entre eles, UOL Antispam, UOL Anti Pop-up, UOL Anti Fraude, Acelerador de E-mail, UOL Controle de Pais e ferramentas de interação como UOL Blog, UOL Fotoblog e UOL Mais. Na área de entretenimento, um dos produtos favoritos do público é a Rádio UOL, com seus lançamentos em parceria com os artistas e as gravadoras, um acervo de centenas de milhares de músicas, dezenas de canais e programas exclusivos.

Com a evolução da Internet e o aumento no grau de exigência de seus usuários, o UOL demonstrou seu perfil inovador ao desenvolver soluções para o novo mercado que surgia. O crescimento do comércio eletrônico, por exemplo, fomentou o nascimento de ferramentas como Shopping UOL (comparador de preços), PagSeguro (gateway de pagamentos) e TodaOferta (site de compra/venda), entre outros. A criação do UOL Host, unidade de serviços de cloud computing e data center, levou a empresas de todos os portes a oportunidade de incluir a internet em suas estratégias de negócios de uma forma prática e acessível.

“A história do UOL é muito rica. É um orgulho e um estímulo para toda a empresa conseguir identificar a contribuição do UOL na evolução da internet brasileira, através de conteúdos e plataformas tecnológicas nacionais”, destaca Marcelo Epstejn, diretor geral do UOL. “Sabemos que nosso desafio é constante, uma vez que o mercado ainda apresenta um grande potencial de desenvolvimento e expansão. Continuaremos colocando qualidade e inovação a serviço do internauta, para que continue tendo a melhor experiência possível”.

Sobre o UOL - www.uol.com.br
O UOL é o mais renomado portal jornalístico e a maior empresa brasileira de conteúdo e serviços de internet. Segundo o Ibope, O UOL é líder entre os portais de conteúdo do país, alcançando uma audiência superior a 27,8 milhões de visitantes únicos e mais de 4,326 bilhões de páginas vistas por mês (painel Home & Work, março de 2010). Pioneiro na internet brasileira, o UOL conta com 2,5 milhões de assinantes pagantes para os serviços de acesso, conteúdo e produtos. Oferece o mais extenso conteúdo disponível em língua portuguesa, com mais de 1.000 canais de jornalismo, informação, entretenimento e serviços. Credibilidade e inovação são valores da empresa. Possui a mais completa plataforma de produtos e serviços da Internet, nas áreas de publicidade online, comunicação, comércio eletrônico, hospedagem e segurança. Para saber mais sobre a trajetória do UOL, acesse www.uol.com.br/historia

Mais informações:
Sergio Pedroso – (11) 3038-8657
Gabriela Scatena – (11) 3038-8403
imprensa@uol.com.br