UOL e Folha de S.Paulo realizam debate com candidatos a vice


São Paulo, 23 de agosto de 2010 – O UOL e a Folha de S. Paulo realizam amanhã, a partir das 10h30, um debate entre os candidatos a vice-presidente nas eleições de 2010 – Índio da Costa (DEM), Guilherme Leal (PV) e Michel Temer (PMDB).

O internauta poderá acompanhar ao vivo o encontro, que acontece em São Paulo e terá duas horas de duração. Além da transmissão disponível no canal UOL Eleições (www.uol.com.br/eleicoes), também será possível acompanhar o debate via iPhone/iPad ou nos perfis do UOL no Twitter (@uoleleicoes) e Facebook.

O evento terá a mediação do jornalista Fernando Rodrigues, do UOL e da Folha. Outros dois jornalistas farão perguntas aos candidatos: o editor-executivo do UOL Notícias, Irineu Machado, e a editora do caderno Poder da Folha, Vera Magalhães.

Audiência recorde

O UOL alcançou recordes históricos de audiência em seu portal durante a realização do primeiro debate ao vivo pela Internet entre candidatos à Presidência da República, no último dia 18. O canal UOL Notícias registrou quase 21 milhões de páginas vistas, um aumento de 569% em relação à média diária de páginas vistas da estação. Ao todo, o UOL superou a marca de 130 milhões de páginas vistas durante o evento.

O debate, que contou com a participação dos candidatos Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV), teve como um dos pontos fortes o incentivo à democratização da informação. Mais de 80 sites transmitiram simultaneamente o encontro, utilizando o sinal colocado à disposição gratuitamente por UOL e Folha de S.Paulo. Além disso, a transmissão ao vivo pode ser acompanhada por aparelhos móveis, como iPhone e iPad. A transmissão atingiu 170 países. Depois do Brasil, os países que mais acessaram a transmissão foram Estados Unidos, Portugal, Japão, Alemanha e Reino Unido.

A repercussão também foi grande nas redes sociais. Em sua página no Facebook, o debate online entre os presidenciáveis registrou mais de quatro mil comentários. Enquanto no Twitter, o #debatefolhauol recebeu 51 mil citações durante sua transmissão, o que colocou o assunto entre os mais comentados no microblog durante e após o evento.

O evento promovido por UOL e Folha de S. Paulo teve, como inovação, não apenas o fato de ser o 1º debate transmitido ao vivo pela Internet. Foi, também, o primeiro a permitir que os internautas enviassem perguntas diretamente aos candidatos, aplicando, efetivamente, o conceito de Democracia ao colocar o cidadão como um dos protagonistas da discussão de idéias.

Sobre o UOL
O UOL é a maior empresa brasileira de conteúdo e serviços de Internet. Segundo o Ibope, seu portal é líder no país, alcançando uma audiência superior a 27,8 milhões de visitantes únicos e mais de 4,326 bilhões de páginas vistas por mês (Audiência Home + Work, março de 2010). Pioneiro na Internet brasileira, o UOL conta com 2,5 milhões de assinantes pagantes para os serviços de acesso, conteúdo e produtos. Oferece o mais extenso conteúdo disponível em língua portuguesa, com mais de 1.000 canais de jornalismo, informação, entretenimento e serviços. Credibilidade e inovação são valores da empresa. Possui a mais completa plataforma de produtos e serviços da Internet, nas áreas de publicidade online, comunicação, comércio eletrônico, hospedagem e segurança.

Sobre a Folha de S.Paulo
Fundada em 1921, a Folha é, desde a década de 80, o jornal mais vendido no país (no ano passado, a circulação média foi de 302 mil exemplares em dias úteis e 365 mil aos domingos). O crescimento foi calcado nos princípios editoriais do Projeto Folha: pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência. Organizado em cadernos temáticos diários e suplementos, tem circulação nacional. Foi o primeiro veículo de comunicação do Brasil a adotar a figura do ombudsman e a oferecer conteúdo on-line a seus leitores.