Receita de Publicidade e outras cresceu 43% e representou 52% da receita total


São Paulo, 12 de agosto de 2010 – O UOL (BM&FBOVESPA: UOLL4) anuncia hoje os resultados consolidados do 2T10. As Informações Trimestrais da Companhia foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e normas expedidas pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM, aplicáveis na elaboração das informações trimestrais (“GAAP Brasileiro”).

DESTAQUES OPERACIONAIS E FINANCEIROS

- A receita de publicidade e outras foi de R$ 140,2 milhões no 2T10, representando um crescimento de 43% sobre o 2T09. Este crescimento é suportado pelo desempenho das receitas de publicidade nos diversos formatos que disponibilizamos aos nossos anunciantes, assim como pelo crescimento de receitas dos produtos disponíveis em nossa plataforma online. Se comparada ao 1S09, a receita de publicidade e outras cresceu 40%, atingindo R$ 261,2 milhões. A receita de assinaturas demonstra pequeno decréscimo no período, o que reafirma a qualidade dos serviços prestados aos nossos assinantes e usuários.

- No acumulado para o semestre o EBITDA totalizou R$ 85,7 milhões, um aumento de 12% com relação ao 1S09, com uma margem EBITDA de 22%. Para o trimestre o EBITDA totalizou R$ 45,5 milhões o que representa um aumento de 35% sobre o 2T09. A margem EBITDA foi de 23%, representando 3 p.p. acima do mesmo trimestre do ano de 2009.

- A margem bruta foi de 70% no segundo trimestre 2010, e quando comparada ao mesmo período do ano anterior representa aumento de 5 p.p. Para o 1S10 a margem bruta foi de 69%, estável com relação ao mesmo período de 2009.

- O lucro líquido no 2T10 foi de R$ 31,1 milhões, representando um aumento de 31% sobre o mesmo período de 2009.

- O número de assinantes pagantes de banda larga aumentou em 3,2% se comparado com o primeiro semestre do ano de 2009, atingindo 1,3 milhão.

- O UOL foi premiado pela segunda vez consecutiva pela revista “Exame”, obtendo o melhor desempenho na competitiva indústria digital.

- Com relação ao crescimento de audiência, o UOL obteve crescimento acima do mercado, o que demonstra a qualidade e relevância de nosso conteúdo.

- O UOL Host atingiu a significativa marca de 1.000 clientes corporativos, dois anos após o seu lançamento ocorrido em abril de 2008.

Receita de Serviços

A receita bruta de serviços foi de R$ 521,4 milhões para o 1S10, representando um crescimento de 17% sobre o 1S09. O crescimento na receita bruta pode ser atribuído ao aumento de 40% na receita de publicidade e outras, que passou de R$ 186,7 milhões no 1S09 para R$ 261,2 milhões no 1S10. Este crescimento é devido ao desempenho da receita de publicidade, assim como pelo crescimento de receitas dos produtos disponíveis em nossa plataforma online.

A receita de assinaturas foi de R$ 260,2 milhões no 1S10, mantendo-se estável em relação ao mesmo período de 2009, quando atingiu R$ 260,6 milhões, Esta estabilidade demonstra a relevância de nosso conteúdo e a qualidade dos serviços que disponibilizamos aos nossos assinantes.

A base de assinantes pagantes atingiu 1,7 milhão no 1S10. Do total da base de clientes, 1,3 milhão eram assinantes de Banda Larga, representando um crescimento de 3% sobre a base de assinantes do 1S09.

O total das deduções da receita bruta manteve-se estável no 1S10, representando 26,5% da receita bruta. Dessa forma, a receita líquida total atingiu R$ 383,0 milhões no período e em comparação com a receita líquida total do primeiro semestre de 2009, quando atingiu R$ 325,1 milhões, apresenta um aumento de 18%.

Custo dos Serviços Prestados

O custo dos serviços prestados totalizou R$ 117,6 milhões no 1S10, representando um acréscimo de 16,4% quando comparado com o mesmo período de 2009. Esse aumento é devido ao crescimento do número de clientes que se utilizam de nossos produtos, assim como a custos relacionados a eventos sazonais, tais como Copa do Mundo e Olimpíadas de Inverno.

Lucro Bruto

Para o 1S10 foi apurado um lucro bruto de R$ 265,4 milhões, o que representa um aumento de 18,5% com relação ao 1S09, período em que atingiu R$ 224,0 milhões. No 2T10 o lucro bruto atingiu R$ 139,3 milhões um crescimento de 29% com relação ao 2T09, quando atingiu R$ 107,8 milhões.

Despesas com Vendas

As despesas com vendas totalizaram R$ 104,2 milhões no 1S10, representando um crescimento de 21,4% sobre o 1S09, resultado principalmente das despesas relacionadas ao aumento da equipe de vendas dos produtos, bem como do marketing necessário ao crescimento dos mesmos.

Despesas Gerais e Administrativas

Para o 1S10 as despesas gerais e administrativas foram de R$ 78,6 milhões, representando um aumento de 28,3% sobre o mesmo período de 2009. Esse aumento é resultado principalmente do aumento das despesas relacionadas a custos de cobrança, originado com o crescimento de vendas.

Depreciações e Amortizações

As despesas com depreciações e amortizações aumentaram de R$37,4 milhões no 1S09 para R$40,5 milhões no 1S10. Este crescimento é explicado pelo início das operações do novo Data Center UOL, ao final do primeiro trimestre de 2010.

Receitas (Despesas) Financeiras

No 1S10 o resultado financeiro líquido atingiu R$ 22,1 milhões, R$ 1,9 milhões menor que o mesmo período de 2009, principalmente em função da menor taxa de juros vigente no ano de 2010.

Imposto de Renda e Contribuição Social

Imposto de renda e contribuição social correntes do 1S10 foi de R$ 5,1 milhões e em 1S09 de R$ 5,9 milhões. Já para imposto de renda e contribuição social diferido o 1S10 representou uma despesa de R$ 7,6 milhões, enquanto que no 1S09 apresentou um crédito de R$ 3,5 milhões.

EBITDA

O EBITDA do primeiro semestre de 2010 totalizou R$ 85,7 milhões, representando um aumento de 12% sobre o 1S09. A margem EBITDA atingiu 22% no 1S10, um decréscimo de 2 p.p. em relação ao mesmo período de 2009.
O principal fator que contribuiu para o aumento do EBITDA, excluindo os itens não-recorrentes, foi o crescimento das receitas da Companhia, assim como a capacidade de manter os custos de prestação de serviços sobre controle, o que resultou em um crescimento de Lucro Bruto. No acumulado ano, quando excluímos os itens não recorrentes o EBITDA foi 31% maior que igual período de 2009.

Lucro Líquido e Lucro por Ação

O lucro líquido foi de R$ 54,6 milhões no 1S10, representando uma redução de 10% sobre o mesmo período de 2009. O lucro líquido por ação no 1S10 foi de R$0,46.

LIQUIDEZ E RECURSOS DE CAPITAL

Atividades Operacionais

O caixa gerado nas atividades operacionais, em 1S10 foi de R$ 31,3 milhões e de R$ 93,1 milhões no 1S09. Essa variação resulta principalmente do menor nível de resgate de aplicações financeiras.

Atividades de Investimento

As atividades de investimento para o período geraram saídas de caixa total em um montante de R$ 39,8 milhões no período, contra uma saída de caixa total de R$ 367,2 milhões em igual período de 2009.

Atividades de Financiamento

O saldo final das atividades de financiamento para o 1S10 foi de um desembolso líquido total de R$ 0,8 milhão, influenciado principalmente por empréstimos e financiamentos bancários de R$ 6,6 milhões e recompra de ações no total de R$ 4,2 milhões.

Balanço

Em 30 junho 2010 a Companhia possuía empréstimos e financiamentos, incluindo os juros contabilizados e o principal, no montante de R$ 73,0 milhões, e na mesma data, caixa, bancos e aplicações financeiras consolidadas totalizavam R$579,9 milhões. Isso representa um caixa líquido de R$ 506,9 milhões.

O patrimônio líquido passou de R$ 863,6 milhões em dezembro de 2009 para R$ 917,9 milhões em junho de 2010, devido ao lucro líquido gerado no período de R$ 54,6 milhões.

Audiência

Em Junho/10 atingimos 2.152 milhões de páginas vistas, crescimento de 26% ao compararmos com o mesmo período de 2009, com tempo médio de permanência online de 1h:15min:32seg, e 20,6 milhões de visitantes únicos de acordo com as medições do painel Home do IBOPE Nielsen Online.