Receitas de Publicidade e Outras crescem 38% e atingem 54% da receita total


São Paulo, 11 de novembro de 2010 – O UOL (BM&FBOVESPA: UOLL4) anuncia hoje os resultados consolidados do 3T10. As Informações Trimestrais da Companhia foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e normas expedidas pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM, aplicáveis na elaboração das informações trimestrais (“GAAP Brasileiro”).

 

DESTAQUES OPERACIONAIS E FINANCEIROS

 

- Areceita de publicidade e outras atingiu R$ 155,1 milhões no 3T10, e R$ 416,3 milhões para 9M10. Comparado com o 3T09 o crescimento foi de 38% e no acumulado do ano o mesmo grupo de receitas cresceu 39%.

- A receita de assinaturas foi de R$ 129,8 milhões no 3T10 e R$ 390,0 milhões para 9M10, em ambos praticamente estável em relação a igual período de 2009.

- Em setembro de 2010 o UOL servia através de seus mais diferentes produtos 3,4 milhões de clientes pagantes, considerando somente aqueles que tem um vínculo recorrente através de faturas mensais.

- EBITDA atingiu R$ 51,1 milhões no trimestre e R$ 136,7 milhões para 9M10. A margem EBITDA cresceu 5,8 p.p. com relação ao 3T09, totalizando 24,8%. No acumulado do ano a margem EBITDA atingiu 23,2%, um crescimento de 1,3 p.p.. Quando excluímos os itens não recorrentes o EBITDA do 9M10 atingiu R$ 135,7 milhões um crescimento de 38% em relação à igual período do ano anterior.

- O resultado bruto foi de R$ 146,1 milhões e R$ 411,5 milhões para 3T10 e 9M10, respectivamente, com percentuais de margem bruta de 71% para o trimestre e 70% para o acumulado. Estes números - representam um aumento de 3 p.p. para o trimestre em comparação a 3T09 e 1,2 p.p. para 9M09.

- O lucro líquido no 3T10 foi de R$ 40,1 milhõese R$ 94,7 para 9M10.

- O número de assinantes pagantes de banda larga aumentou em 2,2 % se comparado ao mesmo período do ano de 2009, atingindo 1.343 mil clientes.

- Em outubro o UOL foi premiadopelaRevista Carta Capital como a  Empresa Mais Admirada em 2010 na categoria Internet, pela segunda vez consecutiva. Solidez financeira, respeito pelo consumidor, qualidade de produtos e serviços oferecidos, ética, inovação e qualidade de gestão são alguns dos critérios utilizados para a escolha das empresas que recebem a premiação.

- A participação total do mercado de publicidade online no total de investimento em mídia continuou a crescer no 3T10, atingindo 4,3% do total investido no país, segundo o Projeto Intermeios.

- A cobertura das eleições presidenciais, alcançou recordes históricos de audiência durante a realização do primeiro debate ao vivo pela Internet entre candidatos à Presidência da República, assim como na cobertura realizado durante todo o período.  No mês das eleições mais de 50 milhões de pessoas buscaram informações em nossas páginas. Um dos destaques foi a transmissão ao vivo, em parceria com a “Folha de S. Paulo” , da cobertura das eleições. Esta cobertura foi disponibilizada em aparelhos móveis e através de redes sociais.

 

Receita de Serviços

 

A receita bruta de serviços cresceu 17,3% com relação ao 3T09 e atingiu um total de R$ 284,9 milhões. Para o acumulado do ano o total da receita bruta foi de R$ 806,3 milhões, crescimento este impulsionado principalmente pelo aumento de 39,0% das receitas de publicidade e outras se comparadas ao mesmo período do ano anterior.

 

No 3T10 a Receita de Publicidade e Outras atingiu R$ 155,1 milhões, com um crescimento de 38%. No acumulado do ano este grupo de Receitas atingiu R$ 416,3 milhões, um crescimento de 39%. A receita de publicidade e outras aumentou a sua participação no total da receita bruta, atingindo 52% para 9M10 e 54% para 3T10.  A qualidade e diversidade de nossa plataforma de produtos online, assim como a abrangência e qualidade de nosso conteúdo, o qual torna o UOL uma alternativa de alto retorno para as mais diversas necessidades do mercado publicitário, foram os principais responsáveis pelo crescimento deste grupo de receitas.

A receita de assinaturas permanece praticamente estável atingindo R$ 129,8 milhões no 3T10 e R$ 390,0 milhões no 9M10.  A estabilidade desta linha de receitas é resultado do crescimento do ARPU, o qual praticamente compensou a queda do total de assinantes.

O total das deduções da receita bruta manteve-se estável tanto no 3T10 quanto no 9M10, representando 28% e 27% , respectivamente, da receita bruta. Dessa forma, a receita líquida total atingiu R$ 206,1 milhões no trimestre e R$ 589,1 milhões para o 9M10, representando um crescimento de 18,1% no 3T10 e de 17,9% no 9M09.

 

Custo dos Serviços Prestados

 

O custo dos serviços prestados apresentou estabilidade com relação ao mesmo trimestre do ano anterior e finalizou o período em R$ 60,0 milhões. Para o acumulado do ano, o total de custos de serviços foi de R$ 177,6 milhões, representando um aumento de 13,3% em comparação ao acumulado do mesmo período do ano passado. Esse aumento dos custos acumulados para o ano de 2010 pode ser atribuído ao aumento do volume de utilização dos produtos disponíveis em nossa plataforma.

 

Resultado Bruto

 

Para o 9M10 foi apurado um resultado bruto de R$ 411,5 milhões, o que representa um aumento de 20,0% com relação ao 9M09, período em que atingiu R$ 342,8 milhões. No 3T10 o lucro bruto atingiu R$ 146,1 milhões um crescimento de 23,0% com relação ao 3T09, quando atingiu R$ 118,8 milhões.

 

Despesas com Vendas

 

As despesas com vendas aumentaram em 15,4% para o comparativo dos acumulados dos anos de 2009 e 2010, totalizando em R$ 161,5 milhões, fato relacionado principalmente ao crescimento das despesas variáveis de vendas, além das despesas administrativas e de marketing dos produtos.

 

Despesas Gerais e Administrativas

 

Para o 9M10 as despesas gerais e administrativasforam de R$ 116,5 milhões, representando um aumento de 25,5% sobre o mesmo período de 2009. Essa variação é resultado do aumento das despesas relacionadas a custos de cobrança decorrentes do crescimento de vendas. O 3T10 totalizou R$ 37,9 milhões, aumento de 20,2% se comparado com R$ 31,5 milhões registrados no 3T09.

 

Depreciações e Amortizações

 

As despesas com depreciações e amortizações aumentaram de R$ 54,8 milhões no 9M09 para R$ 61,4 milhões no 9M10. Este crescimento é explicado pelo início das operações do novo Data Center UOL, cujo inicio de deu no primeiro trimestre de 2010.

 

Receitas (Despesas) Financeiras

 

O resultado financeiro total acumulou no ano de 2010 foi de R$ 31,9 milhões e R$ 9,8 milhões no 3T10. Se comparados com o ano anterior o aumento é de 2,1% no acumulado, sendo que este incremento é derivado da maior taxa de juros verificado no transcorrer de 2010.

 

Imposto de Renda e Contribuição Social

 

Imposto de renda e contribuição social correntes do acumulado 9M10 foi de R$ 5,7 milhões e em 9M09 de R$ 3,2 milhões. Já para imposto de renda e contribuição social diferido para o período de 9M10 representou uma despesa de R$ 6,8 milhões, e R$ 2,0 milhões período de 9M09.

 

EBITDA

 

O crescimento das receitas da companhia e sua capacidade de manter os custos de prestação de serviços sobre controle foram determinantes para o crescimento de EBITDA. O EBITDA atingiu R$ 136,7 milhões para 9M10 e R$ 51,1 milhões para o 3T10. Comparando com os mesmos períodos de 2009 o crescimento foi de 24,8% e de 54% respectivamente.

 

A margem EBITDA aumentou de 19,0% em 3T09 para 24,8% no 3T10, apresentando um crescimento 5,8 p.p., enquanto que para o período de 9M10 a variação foi de 1,3 p.p., totalizando em 9M10 uma margem acumulada de 23,2%.

 

Lucro Líquido e Lucro por Ação

 

O lucro líquido registrado no período de 9M10 foi de R$ 94,7 milhões, com aumento de 17,3% se comparado com o resultado do mesmo período do ano anterior que foi de R$ 80,8 milhões. Para o trimestre o resultado alcançou R$ 40,1 milhões. O total de lucro líquido por ação no trimestre é de R$ 0,34.

 

Liquidez e Recursos de Capital

 

Atividades Operacionais

 

O caixa gerado nas atividades operacionais, em 9M10 foi de R$ 54,9 milhões, antes dos pagamentos referentes à Imposto de Renda e Juros. 

 

Atividades de Investimento

 

As atividades de investimento para o período geraram saídas de caixa total em um montante de R$ 74,3 milhões no período, contra uma saída de caixa total de R$ 394,5 milhões em igual período de 2009. Estes recursos foram direcionados principalmente para inversões em Ativo Imobilizado e Intangível

 

Atividades de Financiamento

 

O saldo final de caixa gerado das (utilizados nas) atividades de financiamento em 9M10 foi de R$ R$ 21,6 milhões. As principais fontes de financiamento são a Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP, através do financiamento obtido para custear as despesas incorridas no desenvolvimento de produtos, através do Projeto “Laboratório de Criação de Produtos para o Mundo Virtual”. A companhia se utilizou também da Agência Especial de Financiamento Industrial – FINAME e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, através do crédito destinado ao financiamento de investimentos em infraestrutura, equipamentos nacionais, treinamento e qualidade, serviços e consultoria.

 

Balanço

A empresa apresenta em 30 de setembro de 2010 um caixa líquido de R$ 490,5 milhões, obtido a partir de um saldo de caixa e aplicações financeiras de R$ 586 milhões e empréstimos e financiamentos, incluindo os juros contabilizados e o principal, no montante de R$ 95,5 milhões.

O Patrimônio Líquido no mesmo período apresenta um saldo de R$ 957,2 milhões, sendo que este crescimento apresentado é decorrente do Lucro auferido no período.

 

Audiência

 

Em Setembro/10 atingimos 2.599 milhões de páginas vistas, crescimento de 9% ao compararmos com o mesmo período de 2009.  Quando consideramos o tempo total em que os internautas permaneceram em nossas páginas este crescimento foi de 20%. O números de visitantes únicos atingiu 28 milhões, um crescimento de 37%, sempre considerando as medições realizadas pela ComScore.