Publicidade móvel é o melhor caminho para anúncio de aplicativos


São Paulo, 10 de janeiro de 2011 – A união de dois importantes fatores criou, ao longo de 2010, novas oportunidades em publicidade, para anunciantes e agências.  Em primeiro lugar, o crescimento da publicidade móvel que, segundo levantamento global da eMarketer, deverá gerar US$ 2,5 bilhões até 2014. Em segundo, o aumento da penetração da telefonia móvel na população brasileira, que terminou outubro com mais de 197,5 milhões de aparelhos ativos.

“Outro destaque é o fato do usuário não apenas fazer ligações com seus celulares ou smartphones, mas também navegar na internet cada vez mais”, explica Samantha Jones, coordenadora do UOL Celular (www.celular.uol.com.br). Segundo ela, enquanto o número de assinantes da telefonia móvel cresceu 16% no período de janeiro a dezembro de 2010, a audiência do UOL no portal móvel aumentou 218% em Page Views. “As empresas dentro desse cenário positivo de crescimento têm investido em uma estratégia mobile e consequentemente em aplicativos. Anunciar seus aplicativos na web móvel é a medida mais eficiente já que se o anúncio é exibido no próprio aparelho de destino, basta clicar para baixar o produto ou serviço do anunciante”, complementa.

Entre as vantagens da publicidade móvel está a capacidade de segmentar anúncios por plataformas tecnológicas ou conteúdo de interesse e a criação de formatos únicos de publicidade com caráter exclusivo. “Isso sem contar os índices de CTR (Click Trough Rate) no mobile, que acabam sendo maior que na web por haver menor dispersão, já que a tela do celular é pequena e a peça ocupa um espaço maior”, afirma.

Mobile Marketing em ação
 
O Grupo Pão de Açúcar, enxergando o potencial da publicidade móvel no Brasil, criou uma área específica para cuidar da divulgação da empresa em meios digitais, com destaque para os anúncios em dispositivos móveis. Segundo Andréa Dietrich, gerente de marketing digital do GPA, “O mobile marketing está consolidado na estratégia de marketing da empresa e é um meio de comunicação fundamental nas ações do Grupo”.

O GPA deu início a uma campanha de divulgação para iPhone com o objetivo de anunciar seu novo aplicativo de vendas, o Pão de Açúcar Delivery. Por meio desse aplicativo, os usuários podem baixar o programa e realizar compras pelo celular. “Os resultados estão sendo colhidos e apesar de nossos clientes ainda estarem conhecendo essa nova forma de comunicação, posso dizer que estão gostando, pois houve repercussão espontânea na mídia”, explica Andréa.

Sobre o UOL Celular

O UOL Celular é a versão móvel do maior portal da Internet brasileira, que apresenta canais de entretenimento, notícias e esportes. São mais de 1.000 notícias por dia, divididas em diversas editorias, além de previsão do tempo para 9.000 cidades e trânsito em tempo real.  Também estão disponíveis salas de bate-papo, galeria de vídeos, álbuns de fotos, comparador de preços e links patrocinados. www.celular.uol.com.br

Sobre o UOL

O UOL é a maior empresa brasileira de conteúdo e serviços de Internet. Segundo dados do sistema Omniture, ferramenta utilizada pelo UOL para mensuração de audiência, seu portal apresenta uma média de 4,4 bilhões de páginas vistas todo mês. Outro destaque é a sua home page, que recebe, mensalmente, cerca de 50 milhões de visitantes únicos. Pioneiro na Internet brasileira, o UOL conta com 2,5 milhões de assinantes pagantes para os serviços de acesso, conteúdo e produtos. Oferece o mais extenso conteúdo disponível em língua portuguesa, com mais de 1.000 canais de jornalismo, informação, entretenimento e serviços. Credibilidade e inovação são valores da empresa. Possui a mais completa plataforma de produtos e serviços da Internet, nas áreas de publicidade online, comunicação, comércio eletrônico, hospedagem e segurança. www.uol.com.br