Mercado busca novo perfil profissional


Segundo o Emprego Certo, empresas buscam candidatos que consigam combinar em seu perfil características generalistas e especialistas

Sempre atento aos depoimentos das empresas que recrutam novos profissionais no mercado de trabalho, o Emprego Certo, site de vagas e currículos do UOL, analisou quais as mais frequentes demandas dessas organizações e detectou uma grande busca das empresas: profissionais que podem ser, ao mesmo tempo, generalistas e especialistas.
 
Segundo Luiz Pagnez, diretor do Emprego Certo, “os profissionais de hoje não são mais demandados apenas como sendo especialistas ou generalistas, porque a dinâmica atual exige que eles tenham as duas características, muitas vezes, até ao mesmo tempo. Ou seja, os profissionais precisam ser especialistas quando se trata de uma técnica específica ou determinada área de negócios, mas ao mesmo tempo, generalista para saber explorar novas oportunidades em atividades que ele nem sempre domina”, afirma. Para ele, os profissionais precisam ficar atentos às necessidades do mercado, complementando sua formação e suas habilidades para não verem seus conhecimentos sendo ultrapassados por uma mudança de tecnologia ou diminuição da demanda.

Um exemplo disso, segundo Pagnez, são os profissionais de comunicação. “Ser especialista em determinado assunto, economia, por exemplo, será um diferencial em seu portfólio. Mas, ao tentar ser um generalista falando também sobre esporte, entretenimento, arte, política e educação, provavelmente não conseguirá se aprofundar muito em nenhum destes temas. Menos ainda se tentar utilizar os diferentes meios disponíveis, como jornais, revistas, TV, Internet, rádio etc – tudo ao mesmo tempo. “São muitas informações e técnicas diferentes para se conhecer com excelência”, opina o especialista.

No exemplo citado acima, o ideal seria que o profissional tentasse se aprimorar cada vez mais no assunto economia, talvez se especializando em alguns nichos, como economia internacional, por exemplo, e dominar mais de um meio de comunicação. “Se já domina a linguagem de jornal, estudar também outras formas como site, blogs e Twitter – isso pode garantir maior empregabilidade”, aconselha. Para aqueles que já se formaram na geração internet, é importante conhecer também a linguagem de revistas impressas, jornais, expandindo oportunidades. “Em geral, o mercado valoriza mais um profissional que seja extraordinário em uma área com forte demanda, do que alguém ‘bonzinho’ em várias outras”, afirma.

Para Pagnez, todo profissional ao longo de sua carreira, terá de equilibrar sua atuação entre os perfis generalista e especialista. E quanto maior a posição hierárquica, mais evidente a necessidade deste equilíbrio. “O chefe precisará ser especialista na sua área, mas em paralelo, também ser geralista o suficiente para administrar as diferentes competências e especialidades do seu time”.

O diretor do site cita, ainda, que “analisando as mais de 170 mil vagas que temos disponíveis no Emprego Certo, percebemos que a combinação dos dois perfis começa a ser vista como um diferencial para um bom candidato. Além disso, a atualização constante ou continuada, o domínio de línguas estrangeiras, ferramentas de informática e Internet, já passaram a ser pré-requisitos obrigatórios em muitas posições”, finaliza Luiz Pagnez.


Sobre o Emprego Certo
O Emprego Certo é um site de classificados de currículos e de empregos que pode ser utilizado tanto por candidatos em busca de oportunidades de emprego quanto por empresas que procuram profissionais adequados para preencher as suas vagas. Além disso, o Emprego Certo traz notícias sobre o mercado de trabalho, orientações sobre a carreira e pesquisas. Para mais informações, acesse www.empregocerto.com.br

Sobre o UOL
O UOL é a maior empresa brasileira de conteúdo e serviços de Internet. Segundo dados do sistema Omniture, ferramenta utilizada pelo UOL para mensuração de audiência, seu portal apresenta uma média de 5 bilhões de páginas vistas todo mês. Outro destaque é a sua home page, que recebe, mensalmente, cerca de 50 milhões de visitantes únicos. Pioneiro na Internet brasileira, o UOL conta com 2,5 milhões de assinantes pagantes para os serviços de acesso, conteúdo e produtos. Oferece o mais extenso conteúdo disponível em língua portuguesa, com mais de 1.000 canais de jornalismo, informação, entretenimento e serviços. Credibilidade e inovação são valores da empresa. Possui a mais completa plataforma de produtos e serviços da Internet, nas áreas de publicidade online, comunicação, comércio eletrônico, hospedagem e segurança. www.uol.com.br