UOL anuncia ganhadores da 6ª edição do Prêmio Top of Mind Internet


O UOL (http://www.uol.com.br), maior empresa brasileira de conteúdo e serviços de Internet, realizou hoje a 6ª edição do prêmio Top of Mind Internet (http://www.topofmindinternet.com.br).

A premiação, resultado de uma pesquisa elaborada pelo Instituto DataFolha, revelou as marcas mais lembradas pelos internautas, devido à sua presença na rede, divididas em 22 categorias e seis Tops especiais.

Algumas marcas foram campeãs em sua categoria pelo sexto ano consecutivo, comprovando assim sua liderança absoluta. Este é o caso, por exemplo, de McDonald’s (lanchonete), Sony (câmera digital), Visa (cartão de crédito), Skol (cerveja) e Coca-cola (refrigerante). Outras marcas conseguiram este ano certa vantagem sobre seus competidores depois de disputas acirradas, como aconteceu com Itaú (banco), Fiat (carro), Samsung (computador e notebook), Sky (TV por assinatura) e Oi (telefonia celular). Algumas marcas ainda aparecem como vencedoras pela primeira vez. É o caso de Sadia (categoria Fabricante de alimentos, em empate com a Nestlé) e Mercado Livre (Comércio eletrônico, em empate com Americanas.com).

Outro dado interessante é que, à medida que a Internet aumenta sua penetração na sociedade e mais marcas estão presentes na rede, o número de consumidores capazes de apontar uma marca reconhecida em certas categorias aumentou. Quando a pesquisa começou a ser realizada, 43% dos internautas conseguiam reconhecer uma marca de produtos de beleza na Internet – neste ano o número subiu para 55%; na categoria artigos esportivos, este mesmo número aumentou de 39% para 49%.

Abaixo, a lista dos premiados, divididos por categorias e Tops especiais:

Acessórios de Informática    HP
Aparelho de TV    LG
Artigo Esportivo    Nike
Automóvel    Fiat
Banco    Itaú
Câmera Digital    Sony
Cartão de Crédito    Visa
Cerveja    Skol
Cia Aérea    Gol
Companhia de Seguros    Porto Seguro
Computador e Notebook    Samsung
E-Commerce     Americanas.com
E-Commerce    Mercado Livre
Fabricante de Alimentos     Nestlé
Fabricante de Alimentos    Sadia
Lanchonete    Mc Donalds
Plano de Saúde    Unimed
Produtos de Beleza    Natura
Produtos de Higiene Pessoal    Colgate
Refrigerador    Brastemp
Refrigerante    Coca-Cola
Telefonia Celular / Aparelho    Nokia
Telefonia Celular / Operadora    Oi
TV por Assinatura    Sky

Os Tops especiais são escolhidos de acordo com o perfil do usuário. São as marcas mais lembradas, independente da categoria em que atuam, segundo os seguintes públicos:

Top Heavy user – destaque entre usuários que acessam a Internet diariamente;
Top Feminino – marcas mais lembradas entre as mulheres;
Top Teen – marcas líderes entre os adolescentes;
Top Lan house – destaque entre usuários que acessam a internet em lan houses;
Top Dispositivos móveis – mais lembradas por quem acessa via aparelhos portáteis;
Top Especiais    Anunciante
Top Teen    Mercado Livre
Top Feminino     Samsung (câmera)
Top Heavy User    Net
Top Lan House    Claro
Top Performance    Samsung (celular)
Top Dispositivos Móveis    Samsung (câmera)

Sobre o Top of Mind Internet

Trata-se do levantamento de lembrança de marca na Internet mais antigo do país e a metodologia aplicada é a mesma do Top of Mind feito pelo Instituto DataFolha para o jornal Folha de S. Paulo há mais de 20 anos.

Foram ouvidas pessoas com 14 anos ou mais, que acessam a internet em casa pelo menos três vezes por semana. A pesquisa foi realizada entre fevereiro e março de 2012, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Brasília. A margem de erro decorrente desta pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Sobre o UOL

O UOL é a maior empresa brasileira de conteúdo e serviços de Internet. Segundo dados do sistema Omniture, ferramenta utilizada pelo UOL para mensuração de audiência, seu portal apresenta uma média de 6,1 bilhões de páginas vistas todo mês. Outro destaque é a sua home page, que recebe, mensalmente, cerca de 50 milhões de visitantes únicos. Pioneiro na Internet brasileira, o UOL conta com 2,5 milhões de assinantes pagantes para os serviços de acesso, conteúdo e produtos. Oferece o mais extenso conteúdo disponível em língua portuguesa, com mais de 1.000 canais de jornalismo, informação, entretenimento e serviços. Credibilidade e inovação são valores da empresa. Possui a mais completa plataforma de produtos e serviços da Internet, nas áreas de publicidade online, comunicação, comércio eletrônico, hospedagem e segurança. www.uol.com.br