O UOL (http://www.uol.com.br), maior empresa brasileira de conteúdo e serviços de Internet, realizou hoje a 6ª edição do prêmio Top of Mind Internet (http://www.topofmindinternet.com.br).
A premiação, resultado de uma pesquisa elaborada pelo Instituto DataFolha, revelou as marcas mais lembradas pelos internautas, devido à sua presença na rede, divididas em 22 categorias e seis Tops especiais.
Algumas marcas foram campeãs em sua categoria pelo sexto ano consecutivo, comprovando assim sua liderança absoluta. Este é o caso, por exemplo, de McDonald’s (lanchonete), Sony (câmera digital), Visa (cartão de crédito), Skol (cerveja) e Coca-cola (refrigerante). Outras marcas conseguiram este ano certa vantagem sobre seus competidores depois de disputas acirradas, como aconteceu com Itaú (banco), Fiat (carro), Samsung (computador e notebook), Sky (TV por assinatura) e Oi (telefonia celular). Algumas marcas ainda aparecem como vencedoras pela primeira vez. É o caso de Sadia (categoria Fabricante de alimentos, em empate com a Nestlé) e Mercado Livre (Comércio eletrônico, em empate com Americanas.com).
Outro dado interessante é que, à medida que a Internet aumenta sua penetração na sociedade e mais marcas estão presentes na rede, o número de consumidores capazes de apontar uma marca reconhecida em certas categorias aumentou. Quando a pesquisa começou a ser realizada, 43% dos internautas conseguiam reconhecer uma marca de produtos de beleza na Internet – neste ano o número subiu para 55%; na categoria artigos esportivos, este mesmo número aumentou de 39% para 49%.
Abaixo, a lista dos premiados, divididos por categorias e Tops especiais:
Acessórios de Informática HP
Aparelho de TV LG
Artigo Esportivo Nike
Automóvel Fiat
Banco Itaú
Câmera Digital Sony
Cartão de Crédito Visa
Cerveja Skol
Cia Aérea Gol
Companhia de Seguros Porto Seguro
Computador e Notebook Samsung
E-Commerce Americanas.com
E-Commerce Mercado Livre
Fabricante de Alimentos Nestlé
Fabricante de Alimentos Sadia
Lanchonete Mc Donalds
Plano de Saúde Unimed
Produtos de Beleza Natura
Produtos de Higiene Pessoal Colgate
Refrigerador Brastemp
Refrigerante Coca-Cola
Telefonia Celular / Aparelho Nokia
Telefonia Celular / Operadora Oi
TV por Assinatura Sky
Os Tops especiais são escolhidos de acordo com o perfil do usuário. São as marcas mais lembradas, independente da categoria em que atuam, segundo os seguintes públicos:
Top Heavy user – destaque entre usuários que acessam a Internet diariamente;
Top Feminino – marcas mais lembradas entre as mulheres;
Top Teen – marcas líderes entre os adolescentes;
Top Lan house – destaque entre usuários que acessam a internet em lan houses;
Top Dispositivos móveis – mais lembradas por quem acessa via aparelhos portáteis;
Top Especiais Anunciante
Top Teen Mercado Livre
Top Feminino Samsung (câmera)
Top Heavy User Net
Top Lan House Claro
Top Performance Samsung (celular)
Top Dispositivos Móveis Samsung (câmera)
Sobre o Top of Mind Internet
Trata-se do levantamento de lembrança de marca na Internet mais antigo do país e a metodologia aplicada é a mesma do Top of Mind feito pelo Instituto DataFolha para o jornal Folha de S. Paulo há mais de 20 anos.
Foram ouvidas pessoas com 14 anos ou mais, que acessam a internet em casa pelo menos três vezes por semana. A pesquisa foi realizada entre fevereiro e março de 2012, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Brasília. A margem de erro decorrente desta pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Sobre o UOL
O UOL é a maior empresa brasileira de conteúdo e serviços de Internet. Segundo dados do sistema Omniture, ferramenta utilizada pelo UOL para mensuração de audiência, seu portal apresenta uma média de 6,1 bilhões de páginas vistas todo mês. Outro destaque é a sua home page, que recebe, mensalmente, cerca de 50 milhões de visitantes únicos. Pioneiro na Internet brasileira, o UOL conta com 2,5 milhões de assinantes pagantes para os serviços de acesso, conteúdo e produtos. Oferece o mais extenso conteúdo disponível em língua portuguesa, com mais de 1.000 canais de jornalismo, informação, entretenimento e serviços. Credibilidade e inovação são valores da empresa. Possui a mais completa plataforma de produtos e serviços da Internet, nas áreas de publicidade online, comunicação, comércio eletrônico, hospedagem e segurança. www.uol.com.br